fbpx Skip to content

Capital Psicológico e sua carreira: como potencializar soft skills como resiliência e autoeficácia

Capital Psicológico e sua carreira: como potencializar soft skills como resiliência e autoeficácia

Duração

2 horas

Tipo de Encontro

Aulas

Categorias

Preço

R$ 80 por aluno

O que você vai aprender

Todos temos, dentro de nós, uma espécie de “conta corrente psicológica”. São os traços que dizem tudo sobre o nosso jeito de ser e de agir na jornada diária da vida.

Combinar estes elementos com o conjunto de habilidades e competências que vamos desenvolvendo ao longo de nossa existência, por meio de muito foco e exercícios diários, eleva a capacidade de aprendizado, inovação e superação.

Mas, como saber exatamente, o volume de capital psicológico que temos dentro desta tal conta corrente? Como dispor destes recursos diante dos desafios profissionais e pessoais que se apresentam?

Como tudo na vida, não existe fórmula mágica. Porém, um exercício profundo de autoconhecimento é fundamental para ajudar a mapear, exatamente, quais ferramentas internas podemos acionar, imediatamente, desenvolver ou potencializar para elevar a nossa performance.

É exatamente aí que entra a força do seu capital psicológico.

O conceito de capital psicológico foi criado pelos pesquisadores Fred Luthans, Bruce Avolio e James Avey, da Universidade de Nebraska, em 2007. Desde então, vem ganhando força dentro das organizações.

Refere-se a um estado de desenvolvimento positivo formado por quatro quadrantes, que representam importantes soft skills valorizadas nos dias de hoje: otimismo, esperança, autoeficácia e resiliência.

Muito ouvimos sobre a importância de desenvolvermos estas soft skills, mas, como fazer isso?

É possível mesmo ser mais resiliente, autoeficaz, ter uma visão mais otimista e manter a esperança na concretização dos seus projetos, mesmo diante de cenários com alto grau de complexidade? Sim, totalmente possível!

Os objetivos deste curso são:

1. Conhecer o conceito de capital psicológico e de que forma vem sendo utilizado para potencializar carreiras e ajudar organizações no processo de identificação e mapeamento de talentos.

2. Entender como você pode potencializar cada uma das soft skills (otimismo, esperança resiliência e autoeficácia) que compõe o capital psicológico, por meio de técnicas e ferramentas. Como ser otimista de forma realista? De que forma devo fomentar a esperança diante de um cenário complexo? Como potencializar a autoeficácia? Qual o caminho para ser mais resiliente?

O que você precisa para participar

Não é necessário ter qualquer experiência prévia no assunto para poder participar. Um questionário será enviado pela Yolex para os alunos, que deverão preencher até 24h antes da aula,

Patricia Gonzalez

Comunicação, Análise Comportamental e Psicologia Positiva

Patricia Gonzalez é especialista em Gestão de Marca Pessoal e Organizacional, Análise Comportamental e Psicologia Positiva.

Ajuda profissionais e empresas a construírem um trabalho de comunicação com propósito, gerando resultados estratégicos para suas carreira e negócios.

Como especialista em comunicação integrada, possui larga experiência no universo corporativo (setores público e privado), onde atuou como executiva, no Rio de Janeiro e em São Paulo, por mais de 20 anos. Formada em jornalismo, pós-graduada em Marketing, Psicologia Positiva, Cinema Documentário e Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais. Analista Comportamental, com certificações internacionais, Master Coach e graduanda em Psicologia.

Atua ainda como docente, palestrante, escritora, conselheira de ONGs e mentora de mulheres.

Sócia-fundadora da consultoria Múltiplas Narrativas Comunicação, especializada em treinamentos, cursos, mentorias, produção de conteúdo e gestão de marca pessoal e de negócios.