fbpx Skip to content

Inteligência financeira para lidar com seu dinheiro

Inteligência financeira para lidar com seu dinheiro

Duração

2 horas

Tipo de Encontro

Aulas

Categorias

Preço

R$ 120 por aluno

O que você vai aprender

A palavra inteligência tem sua origem na junção de duas outras palavras latinas, a palavra inter (entre) e a palavra legere (eleger ou escolher), ou seja, é a capacidade de fazer a escolha melhor entre duas ou mais situações.

A Inteligência financeira é um conceito construído por alguns autores a partir da complexidade das escolhas impostas pelas relações de consumo, pela inclusão ao sistema bancário e pela diversidade de produtos oferecidos pelo mercado financeiro.

Essa aula convida a todos para ampliar a compreensão a respeito dessas escolhas, sendo um conhecimento que possibilita o desenvolvimento de uma relação equilibrada com o dinheiro.

Os objetivos dessa aula são:

• Entender para que serve a Educação Financeira;

• Ter um olhar crítico para as pesquisas sobre a Educação Financeira no Brasil e o Ciclo do Endividamento de parte da população;

• Entender os mecanismos mentais para desenvolver a Inteligência Financeira;

• Conhecer na prática um caso real de planejamento financeiro familiar.

Construiremos um breve e simples planejamento financeiro familiar, utilizando uma planilha eletrônica, que será encaminha após a aula.

O que você precisa para participar

Não é preciso ter experiência prévia para participar, mas será necessário responder o questionário de 10 perguntas, que deve ser preenchido no link https://docs.google.com/forms/d/1ZZYFXWNk4AUmH7optQQQZaA7zs2vsDI48WbiN6kW4us/edit

Este questionário preenchido deve ser enviado até 24h antes da aula.

Carlos Eduardo Batalha Tardin

Pedagogo e Analista de Treinamento e Desenvolvimento Organizacional

Durante sua carreira, organizou eventos, ministrou palestras, desenvolveu cursos e metodologias para programas de Educação Financeira atendendo órgãos públicos, universidades e o terceiro setor.

Pedagogo, criou em 2019 o programa de treinamento e desenvolvimento organizacional do PRODERJ, atendendo mais de 800 servidores públicos. É conselheiro municipal de defesa do consumidor do PROCON CARIOCA e membro da conselho consultivo do Instituto Profissionalizante da Mangueira.

Antes, foi servidor público, iniciando sua carreira profissional em 1982 no PRODERJ – Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, atuando como programador, Analista de Sistemas e coordenador de programas de inclusão digital.

Em 2005 foi convidado a assumir a gerência de sistemas de informação do Rioprevidência – Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro, em 2008 assumiu a Assessoria de Governança Corporativa da Autarquia.

Em 2010 como Gestor e professor da primeira Escola de Educação Financeira do país, atendendo gratuitamente mais de 40 mil pessoas em cursos, palestras e consultas.