
A África Pré-colonial virou alvo dos europeus devido a sua pluralidade cultural e recursos naturais que garantiam acúmulo de riquezas.
Além de original, a África Pré-colonial é também curiosa e muito rica. As primeiras evidências da existência do ser humano foram encontradas no continente.
Considerada uma sociedade organizada e curiosa, que construiu cidades desenvolvidas e economia sustentável, a África Pré-colonial já fluía muito bem e ordenada antes da colonização dos europeus.
Inicialmente, o comércio era feito entre a África do Norte e a África Subsaariana. A comercialização do minério que era um dos pilares da economia, acontecia por intermédio das caravanas criadas pelo povo que habitava o Sul do Deserto do Saara.
Por volta do século XIV, os europeus invadiram o continente e passaram a promover as caravanas, escravizando pessoas e levando matérias primas para Europa.
Vamos aprender?
Possui graduação em Publicidade pela Fundação Armando Alvares Penteado (1983), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999).
Atualmente é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi pesquisador do CELACC USP, foi professor de pós-graduação no SENAC, foi Professor convidado na Faculdade Cásper Libero e professor da Universidade Paulista.
Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea; experiência em teoria da mídia, teoria da cultura, teoria da comunicação.
É professor em pós-graduação em história da arte, marketing e planejamento e desenvolvimento de produtos além de Arte Terapia com ênfase em Yung.
Na Pós-graduação do Senac foi professor de branding, ferramentas de comunicação institucional, metodologia científica e marketing digital. É professor no Museu de Arte Sacra de São Paulo.