
Em um curto período de tempo, o Brasil viveu um momento singular de sua história, com profundas transformações na vida nacional.
A chegada da família real portuguesa, em 1808, deu início a esse processo, quando o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa, para se tornar o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.
Os modos e costumes, a política e a economia da antiga colônia já não serviam mais para o país que, a partir de então, tornou-se a matriz do Império Português.
Os anos foram passando e as mudanças se aprofundaram e os caminhos para a independência foram se delimitando.
Chegara o momento de o Brasil se tornar um império independente, sob o comando de Dom Pedro I e, posteriormente, de seu filho, Dom Pedro II.
O que houve nesses 81 anos que separam a chegada da família real portuguesa ao Brasil e a proclamação de República, conhecido como período monárquico, é o tema deste encontro com o historiador Roberto Coelho.
Venha conhecer um pouco mais sobre as transformações percussoras do Brasil que conhecemos hoje.
Possui graduação em Publicidade pela Fundação Armando Alvares Penteado (1983), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999).
Atualmente é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi pesquisador do CELACC USP, foi professor de pós-graduação no SENAC, foi Professor convidado na Faculdade Cásper Libero e professor da Universidade Paulista.
Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea; experiência em teoria da mídia, teoria da cultura, teoria da comunicação.
É professor em pós-graduação em história da arte, marketing e planejamento e desenvolvimento de produtos além de Arte Terapia com ênfase em Yung.
Na Pós-graduação do Senac foi professor de branding, ferramentas de comunicação institucional, metodologia científica e marketing digital. É professor no Museu de Arte Sacra de São Paulo.