
Qual a primeira coisa que lhe vem à mente quando ouve a palavra “celta”?
Moldada pelo cinema e pela literatura, muito provavelmente a imagem que temos é de em Merlin ou nos povos míticos da Bretanha e dos contos do Rei Arthur.
Mas, muito mais do que magos, os celtas eram tribos que habitaram regiões que se estendiam da Península Ibérica e Ilhas Britânicas até a Ásia Menor e viveram entre 1200 a.C. e 500 d.C.
Embora não fossem uma única nação unificada, os Celtas mantinham traços culturais semelhantes entre si, entre os quais a língua, a religião e a organização social estratificada.
Sua importância para a formação da Europa é central e remonta a uma era anterior aos gregos e romanos.
Neste encontro com o historiador Roberto Coelho, conheceremos em mais detalhes a sociedade celta, como estava disposta e quais seus traços e legados sociais e culturais.
Você é nosso convidado. Você vem?
Possui graduação em Publicidade pela Fundação Armando Alvares Penteado (1983), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999).
Atualmente é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi pesquisador do CELACC USP, foi professor de pós-graduação no SENAC, foi Professor convidado na Faculdade Cásper Libero e professor da Universidade Paulista.
Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea; experiência em teoria da mídia, teoria da cultura, teoria da comunicação.
É professor em pós-graduação em história da arte, marketing e planejamento e desenvolvimento de produtos além de Arte Terapia com ênfase em Yung.
Na Pós-graduação do Senac foi professor de branding, ferramentas de comunicação institucional, metodologia científica e marketing digital. É professor no Museu de Arte Sacra de São Paulo.